PERFIL
A carreira em biofarmácia é a que envolve as tecnologias mais avançadas do mercado farmacêutico, e pode ser considerada uma especialidade do cientista farmacêutico. Esta profissão é uma das propulsoras do avanço da ciência em medicamentos, seja por meio da introdução de novos fármacos ou de melhoramentos em processos produtivos.
A profissão é muito valorizada por indústrias multinacionais, que investem pesado em P&D, e começa a ser bastante cobiçada por grandes laboratórios nacionais, devido às exigências de comprovação de biodisponibilidade de seus medicamentos frente aos medicamentos de referência. Em se tratando de atuação industrial, a grande maioria das oportunidades está em Estados que possuem polos industriais como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Existem oportunidades mais isoladas em Brasília (DF), Manaus (AM) e Toledo (PR).
Por atuar na fronteira do conhecimento, este profissional pode buscar oportunidades em centros fora do Brasil, em países onde a pesquisa em biofarmácia é bem mais avançada, como Estados Unidos, Japão e Alemanha. Este é um mercado extremamente restrito, em que a fluência em outros idiomas e um título de doutorado é imprescindível.
Ser biofarmacêutico exige do profissional conhecimentos avançados em biofarmácia, química farmacêutica, modelagem molecular, estabilidade de medicamentos e produtos de degradação, química orgânica, síntese química, farmacotécnica, tecnologia farmacêutica, química analítica e farmacodinâmica, além de outros conhecimentos, dependendo para qual vertente a pesquisa está voltada. Capacidade de gerir projetos, concentração e criatividade são características essenciais para um biofarmacêutico de sucesso. Dominar a língua inglesa é indispensável para ter acesso às informações científicas, necessárias para o exercício da carreira. O conhecimento de outras línguas, como o espanhol, também é relevante.
O que faz
Na indústria farmacêutica e biotecnológica, centro de pesquisa e universidade:
- Responsável por estudar e desenvolver processos e produtos biofarmacêuticos inovadores;
- Realiza pesquisa de moléculas promissoras, como princípio ativo, procedentes da biotecnologia;
- Responsável pela segurança e eficácia dos medicamentos;
- Busca novas biomoléculas, a fim de desenvolver um medicamento mais eficaz para doenças com pouca ou nenhuma opção de tratamento;
- Responsável por depositar patentes de novos produtos e processos biofarmacêuticos em institutos de propriedade intelectual dos países de interesse;
- Avalia os estudos in vivo - necessários para o lançamento de novos produtos;
- Estuda a farmacocinética e farmacodinâmica de medicamentos;
- Desenvolve formulações farmacêuticas utilizando técnicas que enfatizam a nanotecnologia;
- Responsável pelos ensaios pré-clínicos;
- Realiza pesquisas na área de modelagem molecular.
Onde atua
- Indústrias farmacêuticas e de biotecnologia;
- Consultorias especializadas;
- Universidades;
- Centros de pesquisa.
Faixa salarial
De R$ 3.000,00 a R$ 40.000,00
Como se preparar
O curso de graduação em Farmácia é imprescindível para profissionais que desejam seguir a carreira de biofarmacêutico. Uma especialização na área de química farmacêutica ou de desenvolvimento de medicamentos é pré-requisito para ingressar em programas de mestrado e doutorado na área.
O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico possui os melhores cursos de pós-graduação na área, como o de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos. Este curso foi especialmente desenvolvido para profissionais do mercado farmacêutico que atuam ou que desejam atuar no setor de desenvolvimento farmacotécnico das indústrias de medicamentos e cosméticos na região metropolitana de São Paulo (SP). Com uma metodologia multidisciplinar, o curso promove ainda conhecimentos relacionados à gestão da qualidade e assuntos regulatórios