PERFIL
A carreira de farmacêutico sanitarista, por ter seu maior campo de atuação no setor público, oferece estabilidade profissional e dificuldade de ingresso devido à necessidade de aprovação em concursos que, principalmente no âmbito federal, são raros e com oferta de poucas vagas.
O farmacêutico que desenvolve sua carreira nesse campo pode atuar em qualquer lugar do País por meio de Vigilâncias Sanitárias estaduais ou municipais. Se o interesse de atuação for na esfera nacional, o profissional atuará obrigatoriamente na Anvisa, em Brasília (DF), e nas cidades onde existem controles sanitários em portos e aeroportos.
Ser especialista sanitarista exige do profissional aptidão para tarefas administrativas, conhecimentos aprofundados de gestão em saúde e legislação sanitária, além de possuir capacidade de negociação, liderança e comunicação. O inglês pode ser um diferencial para profissionais que desejam seguir a carreira.
O que faz
- Participa da inspeção sanitária;
- Cumpre a legislação sanitária vigente no País;
- Atua de acordo com os parâmetros legais e vigentes;
- É responsável por analisar e pesquisar informações científicas de âmbito sanitário;
- Dirige, conduz e supervisiona os departamentos e seções de vigilância sanitária em órgãos públicos e particulares;
- Gerencia e realiza ações de capacitação e aperfeiçoamento de pessoas na área sanitária;
- Realiza consultorias e auxílio no campo sanitário;
- Responsabiliza-se por delinear, preparar, administrar, conduzir e supervisionar as atividades sanitárias e de saúde pública da população;
- Identifica riscos, tanto no âmbito ecológico como no âmbito da saúde pública, por meio da realização de perícias;
- Identifica e faz o registro das notificações de risco sanitário;
- Conduz a realização de cursos e concursos na área de sanitarismo.
Onde atua
- Sistema Único de Saúde (SUS);
- Consultorias especializadas;
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
- Vigilância Sanitária de estados e municípios (Visa).
faixa salarial
De R$ 3.000,00 a R$ 15.000,00
como se preparar O curso de graduação em Farmácia é o mais indicado para profissionais que desejam seguir carreira de sanitarista. Uma especialização em vigilância sanitária é importante para quem quer se destacar na área. O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico é pioneiro no curso de pós-graduação Vigilância Sanitária e Saúde Pública, e no curso de pós-graduação em Farmacovigilância. Além de ser o único a ter em seu quadro professores renomados, com exclusividade, como o ex-diretor -presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello