A gestão estratégica é um terreno muito pouco explorado pelo profissional farmacêutico. Pensando nisso os autores Leonardo Doro Pires (professor do ICTQ e criador do selo “O Farmacêutico Gestor”), Lenin Cavalcanti Brito Guerra e Marcel Lima Ribeiro Dantas estão lançando, em abril de 2015, o livro Gestão Estratégica para Farmacêuticos (Ed. Contento). A obra é recebeu a apresentação do empresário Marcus Vinicius de Andrade (fundador do ICTQ) e do presidente do Conselho Científico do ICTQ e ex-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.
Segundo Pires, “o mercado farmacêutico apresenta muitas oportunidades em cargos executivos que não são aproveitadas por profissionais farmacêuticos, seja por desconhecimento de ferramentas administrativas ou falta de habilidades que são pré-requisitos para exercícios destas funções”. O autor garante que este livro é o primeiro de uma série de publicações que pretende lançar com o intuito de colocar a gestão no radar do farmacêutico moderno. Temas como marketing, gestão de pessoas, gestão de produção, gestão financeira e gestão da qualidade serão abordados nas próximas obras.
Os autores pretendem, com esta inciativa, fornecer matéria-prima para o desenvolvimento da profissão e do profissional de farmácia. Segundo o professor Leonardo Doro, “o que vemos, desde a criação do primeiro curso de Farmácia, é a formação de um profissional com alto nível de tecnicismo, voltado para os conhecimentos do medicamento, da atuação em saúde e análises clínicas”. Ele diz que o mercado farmacêutico torna-se cada vez mais competitivo, exigindo do profissional um conhecimento mais holístico de suas possibilidades de atuação, onde o domínio das habilidades que extrapolam sua formação curricular é imprescindível.
O autor afirma ainda que “o grande desafio do farmacêutico moderno é imergir no mundo da gestão, utilizando estes conhecimentos para potencializar as possibilidades de atuação clínica e voltadas para a cadeia de suprimentos do medicamento (produção, atacado e varejo)”.
O conteúdo apresentado nessa obra possibilitará que farmacêuticos e demais profissionais que atuam nesse mercado entendam o que é gestão estratégica e como aplicá-la em seu escopo de atuação. “Apresentaremos um sólido embasamento teórico sobre o conteúdo estratégico que terá sua aplicabilidade em farmácia demonstrada com exemplos práticos, todos voltados para o dia a dia do farmacêutico”, finaliza Doro. O livro estará disponível para aquisição em http://contento.com.br/livros-contento.
Fonte: ICTQ