Conheça o mercado que possibilita conciliar a maternidade e a carreira farmacêutica

Conheça o mercado que possibilita conciliar a maternidade e a carreira farmacêutica

A Farmácia Estética ganha quase que diariamente novos adeptos: profissionais que enxergam nela a sonhada guinada na carreira. Especialmente aqueles que desejam ter o próprio negócio. Com um mercado cada vez mais aquecido, motivado por uma sociedade em busca constante pela perfeição midiática, o segmento, de fato, representa ao farmacêutico maior autonomia, salários atrativos e satisfação pessoal.

Mas, a alta competitividade desse mercado não é vantajosa para profissionais medianos. O sucesso exige dedicação, capacitação permanente e ousadia. E foi essa ousadia que transformou Grazielle Jirousek em referência.

Professora da Pós-Graduação em Farmácia Estética do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico e proprietária do Face&Ear Institute, Grazielle trocou a indústria pela estética. Acha que a ousadia para por aí? Quando muitos duvidavam de que a harmonização de orelhas poderia se consolidar como um procedimento de sucesso e amplamente procurado, Grazielle foi pioneira. Enfrentou o medo do novo, se especializou em otomodelação e se tornou a primeira farmacêutica de São Paulo a realizar o método.

Não bastasse, criou o método New Ear, curso de correção de orelhas que já formou mais de 100 alunos em todo o País. Os números são ainda maiores quando somados os pacientes que já passaram por seu atendimento: mais de 2.500 do Brasil e fora dele.

E mais: tudo isso em jornada dupla, conciliando o trabalho com a maternidade. A mudança para a estética ocorreu logo após o nascimento do filho e a farmacêutica bioquímica formada pela USP queria poder acompanhar sem culpa o desenvolvimento de seu rebento. E assim o fez!

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias

Em entrevista exclusiva para o ICTQ, a professora fala sobre carreira, equiparação entre homens e mulheres, realização profissional e como a maternidade impulsionou uma de suas principais decisões.

Confira!

ICTQ - Como se deu a sua trajetória antes de enveredar pelos caminhos da Saúde Estética?

Grazielle Jirousek - Sempre trabalhei em uma área muito legal da saúde: a pesquisa clínica. Atuei em grandes laboratórios farmacêuticos, como Roche, Pfizer, GSK, Johnson&Johnson e ao contrário de muitos colegas que procuram a Farmácia Estética como uma alternativa para uma carreira que não era feliz ou bem-sucedida, me sentia muito realizada antes dela.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/pos-graduacao-em-estetica-avancada-procedimentos-consultorio-e-gestao)

ICTQ - E como ocorreu essa decisão?

Grazielle Jirousek - Essa é uma longa história. Em 2010, realizei meus primeiros cursos na área da estética, mas apenas para procedimentos muito básicos como limpeza de pele, massagens e design de sobrancelhas. Nessa época, ainda era pouco remunerada na estética, mas sentia muito prazer de trabalhar com isso e, assim, fiquei trabalhando na área apenas aos finais de semana.

Em 2015, quando a primeira legislação farmacêutica sobre estética foi aprovada, logo fui atrás da pós-graduação e sabia que ali eu teria uma chance de mudar de área para algo mais prazeroso. No entanto, foi muito difícil largar um emprego tão bem remunerado na indústria, por isso, por muitos anos continuei com uma dupla jornada, trabalhando durante a semana na indústria e finais de semanas em consultórios e clínicas de outras pessoas.

Ali, fui me aperfeiçoando cada vez mais, tendo segurança na execução dos procedimentos e conhecendo melhor a rotina na área da estética. Trabalhei assim por muitos anos, até que decidi abrir meu espaço e pedi demissão da indústria! Só não sabia naquele momento que estava grávida e isso mudou todos os meus planos.

Foi um momento de muitas dúvidas e indecisão, mas com meu primeiro filho vindo, decidi continuar na segurança da CLT e na transição de carreira da pesquisa clínica para a estética até estar mais estabilizada na minha nova carreira: de mãe.

Assim que estava pronta para mergulhar totalmente na carreira da estética, a pandemia veio e adiou mais uma vez meus planos. Fiquei por um tempo me especializando ainda mais, sempre trabalhando paralelamente na indústria e na estética, quando, em 2021, finalmente tive a coragem e a segurança de me dedicar somente na estética.

Leia também: De múltiplas jornadas à referência na Estética Avançada: a trajetória do Dr. Pedro Sousa

ICTQ - Elevar a autoestima das pessoas parece ser uma boa motivação. Mas, o que mais motiva o seu trabalho nesta área?

Grazielle Jirousek - O ponto chave para que fizesse a transição de carreira foi a flexibilidade de horários que a carreira na estética permite. Como mãe, precisei me reinventar e me adaptar a uma nova vida com outras responsabilidades e embora sempre tivesse muito prazer em trabalhar, não era mais compatível comigo uma jornada de oito horas diárias de trabalho, pois sempre fiz questão de estar muito presente na vida do meu filho.

Queria flexibilidade de poder trabalhar a jornada que eu quisesse. Se caso precisasse tirar um dia inteiro para ficar com meu filho, isso fosse possível. Mas não queria que meus rendimentos diminuíssem, então precisaria trabalhar em algo que eu pudesse ganhar mais e trabalhar menos e a estética me proporciona isso (e muito mais!).

ICTQ - Você acredita que ser mulher é um facilitador neste segmento? Por quê?

Grazielle Jirousek - Uma das minhas maiores lutas é em relação ao empoderamento feminino, a luta contra o machismo estrutural tão enraizado em nossa sociedade e a estética é felizmente uma área onde menos sentimos o impacto dessas questões, pois a grande maioria do público-alvo são mulheres. Mas não acredito que tenhamos alguma vantagem por ser mulher, apenas não sofremos tanto preconceito quanto em outras áreas.

ICTQ - Aliás, existe diferença para homens e mulheres para atuar com estética?

Grazielle Jirousek - De forma alguma! Para ser bem-sucedido na estética temos alguns pré-requisitos como habilidade técnica, constante aprendizagem, capacidade de gestão empresarial, mas de maneira alguma o sexo diferencia os profissionais, assim como deve ser em TODAS as áreas!

ICTQ - Falando nisso, você considera as perspectivas salariais entre homens e mulheres equiparadas nesta área?

Grazielle Jirousek - Sim, as perspectivas salariais são bem equiparadas. Como a maioria dos profissionais são autônomos ou empresários, as perspectivas financeiras são mais atreladas em relação às habilidades empresariais, de gestão e marketing do que apenas as habilidades técnicas.

ICTQ - Autonomia e maiores rendimentos financeiros são mesmo uma realidade?

Grazielle Jirousek - Em relação aos maiores rendimentos financeiros, eles são uma POSSIBILIDADE e não uma realidade para todos.

O empreendedorismo tem muitos desafios e já vi alguns colegas que tiveram muitos prejuízos financeiros e dívidas gigantescas por não terem uma boa gestão empresarial.

Contabilidade, marketing, comercial, jurídico, recursos humanos, gestão financeira entre outros são pilares importantíssimos para a saúde empresarial e isso não é algo que aprendemos na faculdade!

Agora, a autonomia, isso sim é um diferencial. É maravilhoso ter capacidade total de tratar as disfunções estéticas desde seu diagnóstico até o acompanhamento do paciente já após os resultados. É desafiador e gratificante quando os pacientes me procuram após terem passado por diversos outros profissionais, até de outras profissões, e eu conseguir resolver o caso deles.

ICTQ - A sua realização profissional (e financeira) veio com a Saúde Estética?

Grazielle Jirousek - Sim. Embora eu até tivesse um emprego muito legal e um excelente salário, eu não tinha autonomia na minha profissão, precisava fazer o que me mandavam e não o que eu queria. Hoje eu vejo o quanto sou criativa, arrojada, corajosa e fazer projetos diferentes me motivam muito, esse é um diferencial e tanto na área da estética. Financeiramente, hoje eu tenho muitíssimo mais sucesso financeiro e sei que os meus resultados são diretamente proporcionais ao meu esforço.

ICTQ - A farmácia estética exige investimentos não apenas em estrutura, mas em si próprio enquanto profissional. O farmacêutico esteta é o carro-chefe de seu consultório, é a referência e a primeira visão para os clientes e pacientes. Como investir em si mesmo?

Grazielle Jirousek - Estudo, estudo, estudo! O fundamental para o farmacêutico esteta é, primeiramente, um excelente domínio técnico, pois é preciso ter segurança e domínio total dos procedimentos para atuar e, principalmente, saber manejar as possíveis intercorrências com precisão e rapidez. Mas quando falamos em empresa e gestão, descobri que o investimento em outros conhecimentos como administração, finanças, marketing pessoal, publicidade são tão importantes quanto o conhecimento técnico na área.

ICTQ – Então, especialização e cursos de atualização são imprescindíveis?

Grazielle Jirousek - A pós-graduação é apenas o primeiro degrau que devemos subir para atuar na estética, é a base e o início de tudo. Mas quem fica parado apenas na pós-graduação rapidamente fica obsoleto no mercado, pois as novidades do segmento estético não param de surgir e a população hoje em dia tem muito acesso às novas tecnologias e não podemos ficar para trás. Por isso, é importante sempre estar participando de congressos e cursos livres com outros profissionais, para conhecer cada vez mais novas técnicas e se tornar referência para seus pacientes.

ICTQ - Quais outras habilidades o farmacêutico não pode deixar de exercitar para ter uma trajetória de sucesso na Saúde Estética?

Grazielle Jirousek - TODAS as habilidades possíveis e imagináveis ajudam no nosso dia a dia. Habilidade e conhecimento técnico são fundamentais, mas gestão empresarial, marketing e marketing pessoal, negociação, vendas, comunicação, conhecimento tecnológico entre vários outros conhecimentos são o que vão diferenciar um profissional de destaque de um profissional mediano.

ICTQ - Levando em conta a sua trajetória, como fazer a diferença no mercado estético?

Grazielle Jirousek - Para mim, o segredo do sucesso está na inovação. Dei uma grande virada na minha carreira quando abracei um procedimento novo - a otomodelação - quando todos tinham ainda muitas dúvidas sobre a harmonização de orelhas. Fui a primeira farmacêutica de São Paulo a realizar esse procedimento e muitos não quiseram investir nele por medo.

No início, também tive receio de atuar em um procedimento tão novo, mas ao invés de me paralisar pelo medo, fui atrás de mais conhecimento e me aprofundei na legislação para entender onde estava atuando.

Com a segurança de estar fazendo o que era permitido ao farmacêutico, mergulhei de cabeça em algo muito novo e rapidamente me tornei referência na área, tendo já atendido mais de 2.500 pacientes de todo o País e até do mundo.

Por mais de um ano, fui a única profissional a realizar esse procedimento em São Paulo, lancei o primeiro curso online da técnica e hoje estou em uma posição de destaque nacional e internacional. Mas isso não me fez parar. Já estou estudando outros procedimentos inovadores, para, cada vez mais, popularizar a estética e conseguir galgar mais degraus em minha trajetória. Ou seja, não fico parada nenhum momento, sempre buscando procedimentos inovadores para me destacar dos demais.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas

Veja mais materias sobre:

estética, Farmácia Estética

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS