A profissão farmacêutica cresce e se destaca em um ritmo nunca visto. O leque de possibilidades para atuação e salários rentáveis salta aos olhos de muitos. Seja na indústria, no varejo, nos hospitais, na estética ou na gestão do próprio negócio, o farmacêutico tem encontrado o seu lugar ao sol, mas o caminho para o reconhecimento exige dedicação, capacitação e resiliência. As mais de 670 faculdades habilitadas a ofertarem o curso de Farmácia no Brasil dão a teoria, contudo são as exigências do mercado que moldam o profissional no decorrer de sua trajetória.
“Costumo dizer que a grade da faculdade de Farmácia possibilita ao aluno de graduação uma excelente formação do ponto de vista de competências técnicas, o que permite a ele atuar em distintas áreas, por outro lado é deficitária na parte de humanização, gestão e habilidades comportamentais e isso, também, é importante e valorizado pelas empresas do segmento farmacêutico. É nesse momento que o profissional passa a aprender, no dia a dia de sua atividade profissional”, fala o executivo de varejo, consultor, diretor de Marketing do Grupo Farma Ponte e professor do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Ricardo Silveira Leite.
A opinião é compartilhada pelo farmacêutico esteta e cosmetólogo, Rogério Mendonça. Segundo ele, a faculdade é um panorama do âmbito farmacêutico e, muitas vezes, uma ilusão, já que “todo aluno, praticamente, na graduação pensa em ter sucesso em um grande laboratório”. No entanto, a vivência com o ser humano, a empatia e ajudar o outro não é aprendido na sala de aula.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias
“Ser ético é o primeiro critério para o farmacêutico ser reconhecido em sua área de atuação. É algo indispensável para toda profissão. Sob a perspectiva de ser um bom profissional, creio que os estudos devam ser constantes, o mercado de trabalho julga como competente, basicamente, pelos seus estudos e qualificações. O reconhecimento é muito subjetivo, pois, às vezes, o mínimo que você ofereça de recursos, em um meio precário de informações, para orientar alguém já faz diferença na vida do outro e ele se torna grato”, enfatiza Mendonça.
Segundo Leite, ao ser admitido em uma empresa o farmacêutico deve ter humildade para aprender com os profissionais com mais experiência. Ele concorda que não se pode parar de estudar, estando sempre em busca de atualização - inúmeras pós-graduações e cursos estão disponíveis e são essenciais. É preciso entender em quais competências se precisa evoluir e procurar se aprimorar nelas, sejam técnicas ou comportamentais. Também se pode buscar uma mentoria que ajude a fazer um planejamento de carreira. “Isso é fundamental e funciona”, garante o professor.
O que é um farmacêutico de sucesso?
O sucesso é uma busca real compartilhada por todos em qualquer profissão. Muitos farmacêuticos têm trilhado um caminho de busca pelo sucesso e têm se destacado na grande maioria dos segmentos em que atuam e nas diferentes funções exercidas. Esses exemplos bem-sucedidos são encontrados em todas as áreas em que sua atuação é fundamental para garantir, de uma forma ou outra, a saúde e o bem-estar da população.
Leia também: De múltiplas jornadas à referência na estética avançada: a trajetória do Dr. Pedro Sousa
Leite enumerou nove itens que dão o tom do sucesso ao farmacêutico em seu projeto de carreira. São eles:
- Sonhe, faça bem-feito no presente sem perder o foco no futuro;
- Administre o seu tempo e o seus recursos financeiros;
- Estude, se aprimora: sempre podemos melhorar;
- Tenha resiliência;
- Desenvolva flexibilidade, se adapte as mudanças;
- Desenvolva empatia pelo próximo, pelo seu cliente;
- Exercite a generosidade com seu próximo;
- Trabalhe no que você goste;
- Seja ético em seus relacionamentos, atividades pessoais e profissionais.
“Tem sucesso aquele que atinge seus objetivos, ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas e se sentindo feliz com sua profissão. O farmacêutico não tem sucesso através de fama ou dinheiro, ele estuda para ajudar ao próximo, qual seja o âmbito que escolheu seguir na Farmácia”, completa Mendonça.
Além de o farmacêutico correr atrás para adquirir competências gerenciais, comportamentais e habilidades de comunicação, Mendonça ressalta que em todas as áreas de atuação farmacêutica é imprescindível o registro profissional ativo pelo Conselho de Classe e habilitação das especializações escolhidas, reconhecidas e registradas pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) de sua jurisdição. De acordo com ele, o mercado tende a optar por farmacêuticos com pós-graduação, mestrado ou doutorado, sendo um critério decisivo para a contratação.
Sua imagem é o seu cartão de visita
Durante um processo de recrutamento é difícil atestar a competência, mas quem investe numa boa imagem, já consegue se destacar nesta etapa. Mesmo que você não seja uma celebridade, quando define seus objetivos e adequa suas ações à imagem, a comunicação se torna mais simples e eficaz. A aparência é um ativo, e o mercado a enxerga como essencial quando se trata da área profissional. E na Farmácia não é diferente! Por isso, adotar uma estratégia de imagem fiel a sua essência e habilidades é primordial. Isso ajuda também a abrir novas portas para a carreira, por meio de indicações.
“Cuidar da imagem é fundamental para se posicionar no mercado. Para os clientes uma boa imagem transmite valor, credibilidade e faz com que as pessoas e empresas admirem o profissional”, atesta Leite.
Mendonça vai além e lembra que quando se fala em farmacêutico rapidamente se associa a uma pessoa de branco, sorrindo e disposta a ajudar. “A imagem é importante, pois quem busca um auxílio farmacêutico busca por orientação, conforto, é uma questão de saúde e a imagem diz muito sobre. Eu, por exemplo, escolhi trabalhar com estética e cosmetologia, por isso tento ser um modelo daquilo que posso oferecer aos meus pacientes, o que me exige ter todo um cuidado especial com minha imagem pessoal e profissional”, revela.
Que rumo tomar? Áreas promissoras em Farmácia
Para o professor, atualmente, a área de serviços e mercado digital são as mais promissoras para os farmacêuticos. O varejo, cada vez mais, vai ampliar a disponibilidade de serviços clínicos, exames laboratoriais, serviços de estética, levando os estabelecimentos de farmácia a oferecer atenção básica à saúde da população – um dos principais gargalos do sistema público, que não consegue atender em sua totalidade.
Leia também: Nova era na Farmácia Clínica: Anvisa libera a realização de exames laboratoriais em Farmácias e Drogarias
“O mercado digital também é uma necessidade e tem um espaço significativo ainda para crescer. Meu conselho para as pessoas é que invistam no próprio negócio, mas antes tem que fazer a lição de casa, gastar tempo em planejamento, construção de cenário, ouvir a opinião de quem domina o setor do negócio, entender de legislação, ter um bom capital para despesas pessoais para ficar um tempo sem precisar retirar do negócio, estudar o mercado consumidor”, aconselha Leite.
Já Mendonça, que se descreve como apaixonado pela Estética, recomenda o segmento para os estudantes.
ou mesmo para aqueles que já se formaram. “É apaixonante. Apesar de não considerar a Estética como mais promissora, destaco sempre as áreas de pesquisa e acadêmica. Atualmente o consultório farmacêutico tem ganhado muito destaque também pelos serviços autorizados e prestados pelo farmacêutico”, conta o farmacêutico esteta.
Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas