PERFIL
A carreira farmacêutica em farmacoeconomia tem atuação relevante no mercado, principalmente quando o profissional consegue exercê-la simultaneamente com a carreira de Farmacêutico hospitalar, em hospitais filantrópicos, públicos e privados.
A Farmacoeconomia ganha importância quando analisamos o alto percentual que os custos com medicamentos representam nos gastos totais dos sistemas de saúde. As maiores remunerações estão na rede privada, principalmente em grandes hospitais e sistemas de saúde suplementar. A carreira possui campo de atuação nacional, apesar de restringir os melhores salários às cidades de grande e médio portes.
Ser especialista em farmacoeconomia exige que o profissional tenha um perfil multidisciplinar. Essa carreira gerencia o processo de avaliação sistemática da utilização racional de materiais correlatos e medicamentos, visando uma melhor qualidade para o paciente, com um custo compatível com a assistência prestada. É necessário que o farmacêutico economista possua conhecimentos aprofundados em administração, habilidade para coordenação e liderança, conhecimentos em farmacologia e farmácia clínica, além de possuir competência para atuar em programas de atenção farmacêutica.
O que faz
Em agentes provedores de saúde públicos e privados:
- Propõe e decide sobre a utilização de novas tecnologias, as quais levem à melhoria do acesso à saúde e à gestão de serviços farmacêuticos;
- Desenvolve estudos econômicos de tecnologias aplicadas à saúde;
- Elabora estudos para o departamento de marketing e farmacovigilância da indústria farmacêutica;
- Elabora, junto aos outros profissionais, lista padronizada de medicamentos e correlatos;
- Planeja portfólio de serviços e outras tecnologias, com o intuito de aperfeiçoar os recursos da gestão;
- Participa da elaboração do desenho de estudos clínicos;
- Avalia o impacto orçamentário de novas tecnologias em saúde;
- Realiza e avalia pesquisas de mercado em saúde;
- Realiza planejamento de marketing para tecnologias em saúde;
- Participa efetivamente das comissões hospitalares;
- Elabora editais de compras e especificações técnicas para medicamentos e correlatos.
Onde atua
- Indústrias farmacêuticas;
- Indústrias de produtos para saúde;
- Hospitais públicos ou privados;
- Setor de saúde suplementar;
- Sistema Único da Saúde.
Faixa salarial
De R$ 1.800,00 a R$ 20.000,00
Como se preparar
O curso de graduação em Farmácia é imprescindível para profissionais que desejam seguir carreira em farmacoeconomia. Uma especialização em farmácia hospitalar ou gestão farmacêutica é imprescindível para profissionais que querem se destacar no mercado, por meio do exercício simultâneo de duas carreiras em uma única empresa.
O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico é pioneiro no curso de especialização Gestão de Farmácias Públicas. Além disso, oferece também a especialização Farmácia Hospitalar e Oncologia. O Instituto é o único que possui em seu quadro professores renomados, com exclusividade, como o ex-diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.