Qual a atuação do farmacêutico para retardar o envelhecimento cutâneo e a flacidez da pele

Qual a atuação do farmacêutico para retardar o envelhecimento cutâneo e a flacidez da pele

As técnicas da farmácia estética têm sido aliadas imprescindíveis do farmacêutico que deseja atuar no combate aos efeitos do envelhecimento cutâneo. Cada vez mais novos procedimentos e tecnologias surgem como alternativas de prevenção e com vistas ao rejuvenescimento. São processos que, além de elevar a autoestima, contribuem para a saúde e o bem-estar do paciente.

Entre as alternativas para o farmacêutico ter controle do declínio cutâneo destacam-se métodos como uma dieta rica em vitaminas sequestradoras de radicais livres; o uso de formas farmacêuticas tópicas, como filtros solares e antioxidantes com vitaminas A, C e E; além do uso de ativos rejuvenescedores faciais e outros procedimentos.

“Manter-se jovem sempre foi uma busca e desafio desde nossos antepassados. Isso, atualmente, tem ficado mais evidente, e a prova é a indústria mundial de cosmetologia, o surgimento de tecnologias como lasers de todas as potências e ações que buscam por procedimentos plásticos e invasivos. Vale tudo pela beleza”, diz o farmacêutico bioquímico esteta e consultor, Rogério Mendonça.

Ele ressalta que não somente as mulheres têm aversão ao envelhecimento, de maneira geral, mas representam a maior parcela dessa busca pela jovialidade.

“As mulheres têm, sim, aversão ao envelhecimento, afinal ninguém quer ter rugas, linhas de expressão, flacidez. Isso é possível de ser retardado com uma alimentação saudável, livre de corantes, conservantes, açúcares, carboidratos brancos que fazem a glicação do nosso colágeno. Também temos ativos que conseguem fazer a reversão desse processo. A consulta a um bom profissional de estética, que vai fazer uma prescrição individualizada, com certeza ajuda bastante”, atesta a farmacêutica bioquímica e professora de pós-graduação em Estética e Farmacologia, Cristiane Fernandes.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Procedimentos

Diversas são as formas atuais de tratamentos que o farmacêutico utiliza, como a eletroterapia, lasers de diferentes potências, aparelhos de ultrassom, correntes. No caso químico, existem excelentes ácidos capazes de ser utilizados durante o ano todo. A indústria farmacológica também é uma grande aliada, pois atualmente fornece uma gama enorme de suplementação e moléculas específicas para tratamentos antioxidantes, para estímulo de colágeno etc.

“E não poderíamos, claro, deixar de falar o quanto os procedimentos injetáveis têm papel gigante nesse quesito de tratamento, seja por meio de um skinbooster – que é um tratamento feito com substâncias ativas injetadas na derme, com diferentes ações entre hidratação, firmeza, renovação celular, vitaminar –, e também os bioestimuladores, que, como o próprio nome diz, são substâncias capazes de marcar em células fibroblásticas, responsáveis por estimular colágeno e deixar uma pele mais firme, viçosa, com maior vigor, melhor contorno, embelezando naturalmente”, destaca Mendonça.

O farmacêutico ressalta, ainda, que uma rotina de cuidados diários com a pele é extremamente necessária: higienização, tonificação, hidratação e proteção são fundamentais para manter-se com uma pele jovem.

Outro fator fundamental é utilização do protetor solar. Quanto mais a pessoa se expõe ao sol sem proteção, maiores serão as lesões ao DNA da célula e, consequentemente, isso vai gerando a produção de radicais livres que causam o fotoenvelhecimento.

“Uma alimentação balanceada, uma prescrição correta, uma suplementação ideal de colágeno, de silício orgânico, de vitaminas e minerais associados ao uso do protetor solar certamente retardarão a aparência desse envelhecimento”, reafirma Cristiane.

Benefícios da farmácia estética

A professora reitera que todos os procedimentos realizados pela farmácia estética são fundamentais para retardar o envelhecimento e flacidez da pele. Entre eles, ela cita: bioestimuladores de colágeno, aplicação de peeling, botox, prescrição individualizada, suplementação de colágeno, de vitaminas, de minerais, de ácido hialurônico, assim como a orientação dos cosméticos ideais dos quais o organismo precisa. O farmacêutico esteta é imprescindível nesse processo, pois é ele o responsável por desenvolver um trabalho de benefícios ao paciente.

“A farmácia estética tem um papel de agregar devido à tecnologia atual de novas moléculas com diferentes mecanismos de ação e o empenho também da indústria farmacêutica no campo da pesquisa para o desenvolvimento dessas moléculas e o rico conhecimento do profissional farmacêutico capacitado e habilitado para trabalhar nesta seara. Do meu ponto de vista, os farmacêuticos têm uma visão generalizada da bioquímica humana e sobre farmacologia, o que eu acho extremamente importante na hora de formular uma prescrição farmacêutica para esse paciente, fazer orientações, acompanhar a qualidade de vida dele. A farmácia estética tem muito a oferecer por meio de seus profissionais”, garante Mendonça.

Tecnologia

Cada vez mais as indústrias nas áreas de suplementação, medicação, eletroterapia têm investido em pesquisas tecnológicas para o desenvolvimento de novos produtos. Dessa forma, para que se tenha a oportunidade de novos tratamentos isso é indispensável. Mendonça acredita que ao se olhar para trás, percebe-se que atualmente se está no auge dos benefícios estéticos, pois tem-se condições de tratamentos para inúmeros tipos de afeções estéticas, o que é extremamente importante para que se tenham mais recursos facilitadores no cuidado do paciente.

“A tecnologia tem nos ajudado em todos os aspectos, desde equipamentos cada vez mais específicos, alcançando melhores resultados, até mesmo a utilização de produtos cada vez mais tecnológicos. As nanopartículas estão presentes em nossos cosméticos, chegando a camadas mais profundas da pele, que antes eram inacessíveis. Hoje temos ativos cada vez mais desenvolvidos, específicos, com isso menor a chance de eles terem efeitos colaterais”, complementa Cristiane.

Resultados

Os resultados das ações da farmácia estética para prevenir ou retardar o envelhecimento cutâneo e a flacidez da pele não são definitivos, uma vez que o organismo humano está em processo de degradação e renovação constantemente, ou seja, quanto mais se estimula a renovação celular, melhor será a pele do indivíduo, com uma tonalidade mais uniforme, mais firme, com aparência mais jovial.

“Se você para de tratar todos os sintomas, eles voltam. Eu digo que nosso organismo é igual a uma planta, que tem que ser regada todos os dias. Se você parar de fornecer vitaminas e minerais vai ficar com aspecto carencial novamente. Se você parar de fornecer ativos de hidratação profunda para pele, ela voltará a ficar com aspecto ressecado. É um processo contínuo que o paciente tem que tornar como hábito e incorporar ao seu estilo de vida”, aconselha Cristiane.

Mendonça concorda que é muito difícil falar em resultado definitivo quando atualmente se trabalha com produtos que são absorvidos e degradados pelo organismo. Os produtos aplicados efeito embelezador, bioestimulador, preenchedor e até mesmo a toxina botulínica, têm um tempo de durabilidade conforme a bula de cada fabricante.

“Existem no mercado substâncias que são permanentes após aplicadas, mas eu não trabalho com esse tipo de material e eu acho que o profissional tem um papel muito importante em oferecer essa condição ao seu paciente, de que não deve ser feito algo permanente. Nós temos produtos para preenchimentos, por exemplo, que duram até dois anos, temos até de quatro anos. Eu não vejo motivo para nós profissionais oferecermos um resultado  definitivo, visto que o paciente é muito inconstante, ele sempre muda de ideia em relação a sua imagem”, finaliza o farmacêutico bioquímico esteta.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente..

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia, Farmácia Clínica, estética

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS