As principais atuações do farmacêutico em estética

As principais atuações do farmacêutico em estética

A farmácia estética é um campo fértil de possibilidades para atuação do farmacêutico, que tem vislumbrado nela melhores rendimentos e mais autonomia. Com a regulamentação do segmento, em 2013, foram surgindo dúvidas sobre quais procedimentos o profissional poderia realizar em consultório. Por isso, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou a Resolução 616/15, que definiu os requisitos técnicos para o exercício profissional na saúde estética.

A legislação atribuiu ao farmacêutico esteta recursos terapêuticos invasivos não cirúrgicos, como criolipólise, aplicação de toxina botulínica, agulhamento e microagulhamento estético, preenchimento dérmico, intradermoterapia, mesoterapia entre outros. 

O coordenador da pós-graduação em Farmácia Estética Clínica do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Pedro Sousa, contou à reportagem, de acordo com sua vivência, que os procedimentos mais procurados são sempre aqueles que estão em evidência na mídia e, principalmente, aqueles que os influencers estão realizando: aplicação de toxina botulínica, preenchimentos com ácido hialurônico e projeção de ângulos faciais, além de protocolos de redução de gordura localizada, estrias, celulites e microvasos.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

“Todos os procedimentos exigem muito do profissional quanto a conhecimento anatômico e fisiologia, mas os Fios de Lifting de autossustentação exigem um domínio maior da técnica empregada a fim de evitar possíveis intercorrências”, declara a coordenadora da Comissão de Farmácia Estética e Conselheira do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO), Layane Glacielly.

O uso de fios para suspensão da face é um procedimento que envolve a passagem de suturas sob a pele do rosto e do pescoço para compensar a queda e a flacidez dos tecidos, evita grandes incisões e reduz sobremaneira o tempo de recuperação.

Para o professor especialista em Farmacoterapia Estética e em Saúde Estética, Pedro Henrique Alves, o farmacêutico precisa ter um grau de atenção maior com relação a realização de procedimentos minimamente invasivos, tanto os preenchimentos, como as aplicações de injetáveis, no caso de intradermoterapia, o principal tratamento para gordura localizada.

Trata-se da injeção de substâncias vasodilatadoras, lipolíticas, minerais, vitaminas, anestésicos, medicamentos tradicionais e homeopáticos e aminoácidos, que servem para tratar além de fatores de sobrepeso, problemas de celulite, cicatrizes, rugas e até mesmo a calvície.

“Para procedimentos minimamente invasivos, são exigidas técnicas que, realmente, precisam ser dominadas. São situações em que se pode atingir algum vaso ou nervo, e qualquer erro desse pode acometer o paciente a ter um problema de saúde severo. No mais, a maior procura em meu consultório equivale a preenchimentos, aplicação de toxina botulínica e de enzimas”, atesta Alves.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Harmonização facial

Sobre a famosa harmonização facial, sensação do momento, e que se refere a um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, transformando os traços e tratando o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura, Alves fala que embora muito procurada, é mais voltada a clientes com maior poder aquisitivo. O protocolo para gordura localizada é mais acessível.

Layane explica que para fazer uma harmonização facial, é necessário o uso de muitas das técnicas da estética, o que justifica o tratamento mais oneroso para o cliente.

As técnicas mais comuns para deixar um rosto mais harmônico são:

  • Toxina Botulínica: atua no sentido de paralisar a musculatura, suavizando as marcas de expressão. O produto dura de três a seis meses no rosto. É indicado para marcas de expressão na região da testa, rugas entre as sobrancelhas e para amenizar pés de galinha’. É indicada também para Bunny lines – ruguinhas que se formam no nariz; arqueamento de sobrancelhas; sorriso gengival; diminuição da porção das narinas; sorriso invertido; rugas ao redor da boca e na região do queixo, pescoço e colo, entre outros.
  • Preenchimento Facial: a substância mais usada é o ácido hialurônico, promovendo ótimos resultados. Corrige lábios com perda de volume e sem contorno; preenchimento orbitário inferior, também conhecido como tratamento de olheiras; usado na biomodelação nasal, disfarçando ossos salientes e oferece a impressão de um nariz mais fino; biomodelação malar; região mentual; sulcos nasolabiais, conhecidos como marcas de marionete, corrige as linhas que ficam descendo no canto da boca, por exemplo.

O farmacêutico bioquímico esteta e consultor, Rogério Mendonça, ressaltou ao jornalismo do ICTQ, que a hialuronidase, uma enzima que despolimeriza o ácido hialurônico, é tão importante quanto qualquer outro material na bancada durante um procedimento de preenchimento com ácido hialurônico.

Caso seja notada alguma intercorrência durante ou ao término do procedimento com tal substância é possível corrigi-la imediatamente com o uso de hialuronidase. Na ocasião de o paciente retornar ao consultório após alguns dias para consulta avaliativa de resultados e o farmacêutico compreenda que é necessário corrigir alguma assimetria ou nódulo, também se pode fazer uso dessa enzima.

“Um papel importantíssimo também do uso da hialuronidase é quando o paciente chega até o profissional pela primeira vez, digo por experiência, para realizar preenchimento de olheira, e ele já fez esse procedimento anteriormente e tem ali um acumulo de preenchedor causando bolsa e coloração evidente. Eu sempre removo este excesso e depois de 30 dias avalio para novo preenchimento”, diz Mendonça.

Já na experiência de Layane, os clientes estão mais buscando rejuvenescimento facial, com tratamentos de rugas e manchas, nariz empinado – por meio da rinomodelação, contorno facial mais definido e lábios volumosos.

Lucratividade e capacitação

Para Layane, a farmácia estética é uma área altamente lucrativa, especialmente para o farmacêutico que se especializa nos procedimentos injetáveis ou aquele que gosta de empreender com abertura da própria clínica, tal qual fez Pedro Henrique Alves.

“Atualmente eu sou totalmente realizado com o que eu faço. A estética é o que eu gosto, tenho duas especializações na área, oito cursos de extensão e a cada dia procuro inovar, trazer novidades para os meus pacientes, me atualizar com o que há de mais novo no mercado e a questão da lucratividade é em curto prazo, porque é um mercado em expansão, onde você tem que estar inovando, tem que realmente estar agradando o paciente, porque é uma questão de autoestima para ele. Digo que é uma área excepcional, mas não somente para ganhar dinheiro. Você precisa realmente gostar do que faz”, falou Alves.

A farmácia estética agrega não só na carreira dentro desse segmento, mas também pode auxiliar o farmacêutico da drogaria a indicar e aumentar seu faturamento com os dermocosméticos, pode ajudar o profissional que atua na indústria ou na farmácia de manipulação no desenvolvimento de produtos para o meio estético.

“O grande diferencial dessa seara é que ela tem tudo a ver com o farmacêutico. Nós somos os produtores e desenvolvedores dos produtos, e agora estamos no meio, colocando em prática. Percebo que a sociedade tem um respeito e uma procura grande pelo profissional farmacêutico na estética, principalmente demonstra que reconhece nossa autoridade sobre o assunto”, revela a coordenadora da Comissão de Farmácia Estética e Conselheira do CRF-GO.

Alves sentencia que, embora promissora, a farmácia estética exige investimentos não apenas em estrutura, mas em si próprio enquanto profissional. O farmacêutico esteta é o carro-chefe de seu consultório, é a referência e a primeira visão para os clientes e pacientes.

Segundo ele, o paciente busca encontrar um profissional que esteja nos parâmetros convencionais estéticos. É isso que dá crédito. Não é de bom tom um farmacêutico esteta com rosto sem contorno, oleoso, com acne, testa franzida, acima do peso. “É algo que a sociedade te cobra, você tem que dar exemplo primeiro para depois atuar”, garante Alves.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS