Sobre o curso
O ICTQ - Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos, apresenta nesse curso sobre a Gestão de Marketing Farmacêutico, uma forma revolucionária de aprender em multiplataformas.
O mercado farmacêutico é altamente competitivo com demanda de profissionais especializados no segmento. As regulamentações do setor influenciam diretamente na dinâmica do mercado e em especial na forma de fazer o marketing e a propaganda dos produtos.
Com a evolução do mercado e a quantidade de categoria de produtos disponíveis, é necessário que o profissional se torne cada vez mais especialista, pois a forma de administrar uma linha de produtos genéricos é diferente de produtos patenteados, OTCs (MIPs), dermocosméticos e assim por diante. Além disso, o dinamismo é uma constante no setor farmacêutico, onde as rápidas mudanças geram situações novas a cada momento e determinam o sucesso ou fracasso de um produto ou empresa.
Esta realidade exige que os profissionais que trabalham no setor farmacêutico estejam constantemente atualizados e conscientizados de que o sucesso profissional e os resultados sólidos à longo prazo, somente ocorrerão se existir uma visão estratégica sobre todos os players que atuam no mercado.
Programa e conteúdo em videoaulas
Introdução ao Marketing
- Definições de Marketing
- Valores
- Benefícios
- Custos
Entendendo o Público-Alvo e os 4 P´s do Marketing
- Estudar o público-alvo de uma Farmácia
Entendendo o “P” de Produto
- Durabilidade e Tangibilidade
- Os Produtos dentro do Varejo Farmacêutico
- Principais Grupos
- Ajustamento de produto
- Estratégia para o ciclo de vida do produto
Entendendo o “P” de Preço
- Preço
- Estudo das margens de lucro oficial e real (medicamentos)
- Estudo das margens de lucro (perfumaria/não medicamentos/liberados)
- Markup x Margem de Lucro
Entendendo o “P” de Praça
Entendendo o “P” de Promoção
Análise do Calendário Sazonal, do Varejo e da Saúde
- Preço X Diferencial X Valor
- Unir Calendário Sazonal, do Varejo e da Saúde
Ferramenta Estratégica
Roteiro de Marketing e Merchandising
- Planejamento
- Divulgação
- Execução
- Análise de resultados
*O conteúdo programático é o mesmo aplicado às turmas de pós-graduação. O mesmo poderá passar por atualizações.
Contatos
Para mais informações entre em contato através do nosso WhatsApp (62) 99334-3458 ou e-mail cursos@ictq.com.br.
Carga Horária
20 horas de estudo.
A carga horária do curso distribui-se com o tempo de duração dos vídeos, leitura de artigos, e tempo de estudo dos materiais extras e execução da atividade avaliativa.
Certificado
O curso possui certificado de uma Instituição de Ensino Superior, credenciada e com nota máxima no MEC
Período de Acesso
Vitalício.