A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que já está disponível o Painel de Notificações de Farmacovigilância. A plataforma possibilita consulta de dados relacionados às notificações de eventos adversos de medicamentos e vacinas recebidas pelo órgão regulador.
Com a medida, é possível ao público em geral acessar as informações relacionadas às notificações espontâneas dos eventos adversos recebidas por meio do VigiMed, sistema implantado pela Anvisa em dezembro de 2018.
Mas a Anvisa ressalta que os dados do sistema Notivisa, que vem sendo substituído pelo VigiMed, ainda serão migrados, para fazer parte da série histórica de dados de Farmacovigilância.
Segundo o órgão regulador, os dados das notificações são apresentados de forma anônima, sem inclusão de informações pessoais ou quaisquer outros dados que possibilitem identificar uma pessoa, em cumprimento ao disposto na Lei de Acesso à Informação e na Lei de Proteção de Dados Pessoais.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Farmacovigilância é a área responsável pelo monitoramento de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e vacinas. A Anvisa recebe as notificações de pacientes, profissionais de saúde, serviços de saúde e empresas farmacêuticas e trata os dados, para identificação de possíveis problemas na segurança dos produtos nos quais precise intervir.
Para consultar Painel de Notificações de Farmacovigilância, basta acessar o portal da Anvisa. Há também no site da Agência uma área específica sobre Farmacovigilância, com conteúdos sobre vacinas, regulamentações, Vigimed, alertas, boletins de farmacovigilância, entre outros assuntos.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.